terça-feira, 26 de novembro de 2013

MISSÃO É AMAR

Por Matheus De Cesaro


A sociedade em geral, principalmente os que se definem religiosos, entendem por “missão” qualquer iniciativa religiosa destinada a propagar seus conceitos entre povos ainda não adeptos as supostas crenças defendidas. No caso dos seguidores de Cristo, entende-se por “missão” a propagação dos princípios cristãos em imitação ao ministério de Cristo, visando à salvação de suas almas por meio do sacrifício vicário de Cristo na cruz. Na sua grande maioria, as obras missionárias ultrapassam a esfera religiosa atuando também nas esferas sociais, econômicas, educativas, assistenciais e também nos meios artísticos e culturais, o que resulta em uma série de regras e exigências que em tese impedem a livre atuação de Deus pelo seu Espírito Santo. 

No período da igreja primitiva, muitos se destacaram neste ofício, entre eles Pedro, Paulo, Barnabé, Silas, Filipe e Marcos, sem contar os anônimos, que por não estarem com seus nomes registrados nas escrituras também merecem lembranças, e receberão igual honra naquele dia.  Atualmente não tem sido diferente, muitos homens e mulheres tem se destacado nos campos missionários por meio de uma confiança inabalável no Pai, mostrando a esta religião cultural que se adota neste século, que o amor às almas, á compaixão pelas pessoas e a misericórdia divina ultrapassam em excelência quaisquer conjuntos de regras que o homem crie. Nada limita a Deus. Enquanto na terra ainda houver um coração disposto à ama, Ele fará coisas grandiosas, sem a necessidade de “burocracias divinas” como normas, regras e costumes obrigatórios.

A poucos dias um menino me perguntou:

“O que devo fazer para ser um missionário?”

Foi então que resolvi analisar essa pergunta dentro de uma perspectiva bíblica e atual, podendo elaborar um processo natural no desenvolvimento do sentimento missionário que arde em muitos corações. E encontrei três passos fundamentais nas palavras do Cristo: “VINDE, FICAI e IDE”. Este é o processo executado e projetado pelo Pai, para que sejamos missionários dentro de uma perspectiva puramente cristã e bíblica.

1. VINDE “vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Percebo aqui, um convite, entendendo que o primeiro passo, para a vida missionária é um “encontro” com o Mestre. Nossas vidas sofrem com o peso dos nossos pecados e suas conseqüências. Isto nos impossibilita de ver o mundo com o coração repleto de esperança, compaixão, amor e misericórdia. Quando nos encontramos com Cristo, recebemos o Espírito Santo e nossa vida começa a ser transformada, com isso, recebemos alívio para nossas dores e passamos a olhar para o mundo dentro de outra perspectiva, uma perspectiva com base em fé, esperança e amor (I Corintios 13:13)
2. FICAI “ficai em Jerusalém, até que do alto, sejais revestidos de poder” (Lucas 24:49). Após o encontro com o Mestre, e uma transformação de visão, sentimentos e perspectiva, passamos para o período de “preparação”. Precisamos estar preparados para encarar o campo missionário (mundo), mas preparados espiritualmente, bem guardados pela intercessão dos irmãos da comunidade, bem fundamentados pelas escrituras, com o coração voltado ao Pai e coberto por seu amor, e principalmente estar cheio do seu Espírito Santo, o que é o teor desta promessa citada pelo Evangelista Lucas. Não são cargos, títulos ou situação financeira que nos trazem garantia de uma vida missionária bem sucedida, precisamos estar no centro da vontade de Deus, precisamos manter uma comunhão pessoal e íntima com Pai em todo o tempo (Efésios 6:18).
3. IDE “ide por todo o mundo e pregai o evangelho a todas as criaturas” (Marcos 16:15). O último passo é a “ação”. É colocar a mão no arado (Lucas 9:62), é se dispor a trabalhar em prol do Reino, sabendo que nunca será um trabalho em vão (I Corintio 15:58). Não precisamos sair da nossa cidade, do nosso estado ou país para desenvolvermos um trabalho missionário, basta olharmos para os nossos vizinhos, para nossa família, para os necessitados que estão todos os dias à nossa porta e colocar em prática o que temos aprendido com o Mestre.

Quero aqui afirmar que missão não é status, ser missionário não é ter reconhecimento ou um título que imponha respeito, não é poder viajar pelo mundo e ter seu nome estampado em jornais, televisores ou sua voz espalhada pelas diversas rádios do mundo. Missão é amor, é compaixão, é viver o evangelho de Cristo na essência, ser missionário é praticar o amor de Cristo, é desenvolver o fruto do Espírito e buscar com isso abraçar as almas, ser missionário é sair do conforto da igreja, do lar, da família e amar aqueles que são rejeitados pela sociedade injusta que vivemos, missão é amar a Deus acima de tudo e o teu próximo como a ti mesmo. Quer ser um missionário, simplesmente ame como Ele amou.

“Nisto saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”

João 13:35

2 comentários:

Francisco Neo disse...

Amei seu texto, e digo: Sucinto, mas de grande coerência. O que falta mesmo é; os que "de Coração", recebam "o Chamado", sem as séries de Interesses peculiares, que vê-se hoje em dia através da mídia, e dê a devida sequência à Obra Cristã com Amor & temor.

Matheus De Cesaro disse...

Nobre Amigo Francisco,

Obrigado pelo elogio, o qual recebo com incentivo e apoio em relação ao que temos por objetivo neste Blog.

De fato há uma grande carência destes que com o coração recebem o chamado. Diria até que isso ocorre pela incompreensão do evangelho. Vivemos tempos difíceis, mas podemos ainda mudar esta perspectiva anunciando o evangelho de forma genuína, por intermédio da Graça salvadora manifesta a todos os homens, e não como um produto.

Um grande abraço.